quarta-feira, 1 de maio de 2013

Falando em suplementos...

A cada dia que passa os suplementos alimentares vem se tornando mais populares,  principalmente entre os praticantes de academia,  recebi algumas dúvidas e sugestões de pautas, então vou falar um pouquinho sobre suplementos baseado na literatura atual e nas duvidas mais comuns da galera.

Maltodextrina e a Dextrose:  a “malto” é um carboidrato (CHO) complexo, ou seja, ele é um combustível que vai sendo disponibilizado gradativamente ao organismo de acordo com nossa necessidade (isso não quer dizer que a absorção dela é lenta). A Dextrose tem um efeito semelhante, porém é absorvida bem mais rápido do que a “malto” devido a sua diferença estrutural. Os (CHO) são a principal fonte de energia para nosso corpo, na ausência de CHO nosso corpo utiliza também proteína como fonte de energia e não é isso que queremos, o uso inadequado pode gerar aumento de peso gordo, isso mesmo, gordura !

BCAA: são aminoácidos de cadeia ramificada, atenuam a fadiga e evitam que proteínas dos nossos músculos sejam utilizados como fonte de energia.

Proteínas: Whey Protein, Albumina são as mais comuns, fontes de aminoácidos, que são estruturas básicas para se formar proteínas no nosso corpo. O uso inadequado também pode gerar aumento de peso gordo, isso mesmo, gordura de novo!
Segue um link mto bacana da Dra. Giovana Guido sobre os diferentes tipos de Whey protein, mto bacana, vale a pena assistir.: http://www.youtube.com/watch?v=hGio8JWLg_Q .

Termogênicos: aceleram o metabolismo com o objetivo de auxiliar no processo de perda de gordura, seu uso é extremamente contra indicado para pessoas com problemas de saúde, principalmente cardiovasculares e doentes crônicas. Vale a pena assistir o video a seguir http://www.youtube.com/watch?v=eHiZ4Kw8uPc

Creatina: é um aminoácido utilizado principalmente nos esporte de potencia, pois permitem que a recuperação entre um esforço e outro seja mais rápida.

ATENÇÃO: Altas doses de proteína e aminoácidos podem sobrecarregar os rins e o fígado, antes de consumir, procure um nutricionista de sua confiança. Para elucidar a questão faço das palavras do Dr Paulo Muzy as minhas, no link que segue: http://www.youtube.com/watch?v=VkP_s2VnELw .

Existe um erro muito comum que infelizmente já esta fazendo parte da cultura da sociedade, que é depositar a confiança ou projetar seu sucesso nos suplementos como se fosse algo milagroso, NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA, NEM COMPRIMIDO, NEM DIETA, NEM SUPLEMENTO MILAGROSO QUE VAI FAZER O TRABALHO POR VOCÊ, E ATENÇÃO SUPLEMENTO NÃO SUBSTITUI REFEIÇÃO.  As pessoas se preocupam em comprar suplemento antes mesmo de iniciar a pratica de uma modalidade, PARE, já esta começando errado.  Primeiro, faça exercícios, segundo, tenha uma alimentação correta, terceiro,  se preocupe em suplementar para otimizar os ganhos; se possível com auxilio de um profissional nutricionista, visto que é necessário um “estudo” sobre você, obviamente por causa da sua individualidade biológica, rotina diária, rotina de treino e etc., para serem adotadas estratégias coniventes com sua rotina e realidade para então sabermos o quanto, como e quando utilizá-los. Lembra-te, somos indivíduos únicos com metabolismo diferente, ou seja, necessidades diferentes, o que é ideal pra um, pode não ser para o outro.

Você pode tomar os melhores suplementos, se não houver  vitaminas e minerais provenientes de uma boa alimentação disponível no seu organismo, importantes por participarem de sínteses proteicas e outros processos, não vai adiantar nada, se seu programa de exercício estiver mal elaborado e se você não ter os descansos mínimos necessários, vai estar jogando dinheiro fora, seria o mesmo que colocar combustível em um carro sem motor.

Dois links complementares, muito bacanas que selecionei pra ajudar:
Sobre suplementos:


Se você curte minhas matérias, curta e compartilhe minha fã page no facebook com seus amigos www.facebook.com/mateusmzt para que eles possam ler também.

Grande abraço, até a próxima!

Mateus Mazotti
© Copyright 2013 – Todos os direitos reservados.

3 comentários: