segunda-feira, 29 de abril de 2013

A velha e chata história do abdominal pra perder barriga


Acredito não existir 1 único professor de educação física no planeta que não tenha respondido essa pergunta: “Abdominal é bom pra perder a barriga?”

Definitivamente não!

Se pensarmos por ação local dessa maneira, corredor não teria mais pernas, lutadores então, deixariam de existir, jogadores de basquete e vôlei não teriam mais os braços e assim vai, não é mesmo?

A espessura da “camada de gordura” que envolve o nosso corpo, é ditada pela sua conduta nutricional, se não diminuir o percentual de gordura corporal, os famosos quadradinhos não vão aparecer, pois vai sempre existir uma “capa” por cima!

Como fazer para sumir com essa gordura, nós já discutimos em:

A musculatura abdominal é grande e complexa e tem várias funções: proteção, estabilização, fixação, postural, até auxilio na respiração e etc., um erro muito comum, é a pessoa fazer: 4x25, 4x30, 4x50, 4x100 ou 5x100 abdominais, e assim vai, priorizando volume e não intensidade. Bom, se queremos hipertrofia temos de executar um estímulo para que isso aconteça, e o acima, não é muito o ideal, você vai desenvolver um abdome resistente, porém, não volumoso e aparente como está querendo!

Já falamos de estímulos anteriormente em:

“Oooo quê prof.? Ta falando que os quadradinhos não vão aparecer?!”

Isso mesmo! Se você quer que eles apareçam, diminua o volume, aumente a intensidade e ajuste sua conduta alimentar com auxilio de um nutricionista competente.

“Mas por quê?”. Céus!!!  Quando tem um “por quê?” é pior ainda...

Devida a complexidade da musculatura abdominal, os estudos atuais nos mostram que os estímulos devem ser mais intensos, você não faz 10 x 100 de repetições pra hipertrofiar o peitoral, faz? E por quê faz com o abdominal? É mais interessante você executar 3 ou 4 séries de 10 a 15 repetições com uma sobrecarga adequada, do que fazer 10 x 100. (não é receita de bolo, a quantidade de exercícios, séries, cargas, repetições, tempe de descanso entre as séries e etc., depende do seu programa de exercício, na dúvida de como otimizar seu treino de abdominal ou até mesmo verificar a eficiência dele, procure um profissional qualificado de sua confiança).

E se algum Prof. te respondeu algo diferente disso..., ou te prescreveu algo errado, bom, é hora de uma possível atualização, a ciência esportiva evolui muito rápido.

Se você gosta das minhas matérias, curta e compartilhe minha fã page www.facebook.com/mateusmzt no facebook assim seus amigos poderão se informar também.

Grande abraço, até a próxima!

Mateus Mazotti
© Copyright 2013 – Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário