segunda-feira, 27 de maio de 2013

Musculação e álcool não combinam!

 
É bem frequente as pessoas virem me perguntar se beber aos finais de semana atrapalha o rendimento da musculação, a resposta é obvia, claro que atrapalha, e muito, alias atrapalha muito mais do que imaginamos, e não atrapalha só o treino não, atrapalha muitas outras coisas também.

Primeiro vamos entender como o álcool é absorvido e metabolizado pelo nosso organismo, após ingerido o álcool é absorvido pelo estomago, duodeno e intestinos, caindo na corrente sanguínea, momentaneamente ocorrem algumas transformações das funções do nosso corpo para que o álcool seja eliminado, da corrente sanguínea ele vai passar pelo fígado, cujo uma das suas inúmeras funções é a desintoxicação do organismo, o nosso fígado é limitado, porém constante, tendo a capacidade de eliminar aproximadamente 50 ml de álcool por hora, é necessário várias passagens pelo fígado para o álcool ser eliminado, enquanto isso a curto prazo algumas vitaminas tem sua absorção reduzida, visto que o fígado está focado em eliminar o álcool e suas toxinas através da urina, suor, hálito, gás carbônico e agua, pronto, começou a lambança, porque junto com esses processos de excreção, muitos nutrientes e minerais são eliminados.

Vou listar alguns dos efeitos negativos do álcool:

Desidratação, aquela urina que você deixa no vaso sanitário, não é só a bebida que você está mandando pra dentro não, você está perdendo água, desidratando e musculo desidratado se desfaz.

Atrapalha na absorção de nutrientes como já vimos acima;

Interferência na hipófise, hipotálamo e testículos;

Diminuição da síntese proteica, e perda de massa muscular;

Interfere e causa dano no sistema nervoso central (SNC) diminuindo tempo de reação, atrapalhando na coordenação motora, e prolongando o tempo de recuperação das micro lesões (que quando se regeneram fazem você hipertrofiar):

Desregula hormônios e suas funções, interfere no sono e diminui a testosterona por um período de até 24 horas, eleva o cortisol, isso mesmo, o vilão da história, que faz você catabolizar e perder a suada massa muscular que você demorou tanto pra conquistar;

E tem muitos outros fatores, mas vou parar por aqui porque já deu pra perceber o quão terrível é isso.

Lembra que você treinou na quinta, sexta feira e no sábado? E que o corpo estará se recuperando e supercompensando, ou seja, evoluindo nas próximas 72 horas, então, se você não absorve vitaminas e minerais, também não sintetiza massa muscular, pelo contrário, você pode até perder o que já tem, lembra que as vitaminas são importantes no processo de “criar” músculos? E aí como é que fica? Fica faltando vitamina e sobrando gordura. Um dos motivos de você ficar “quebrado” depois de uma bebedeira. É..., e vai piorar, continuem lendo....
Agora vamos refletir um pouco, se treinamos todos os dias exceto o domingo, ou seja 6x por semana, e beber no final de semana, estamos “zuando” quase todo o nosso treino, por quê? Simples, além de você ter treinado antes, você vai treinar na segunda feira não vai? E os nutrientes que é preciso pro nosso corpo se reestruturar vão vir de onde? Complicado né? E ajustar o treino pra você beber aos finais de semana também é falho, por que vai perder toda sua eficiência.

Eu não sou contra o consumo de bebidas alcoólicas e não condeno quem tem esse hábito, esse post tem a função de alertar sobre os efeitos do álcool em musculadores, afinal de contas ganhar massa muscular é muito difícil e exige comprometimento, dedicação e disciplina.

Mas se você quer beber, além de não dirigir depois, também não cobre seu professor por não ter ganhos. Fica a dica...

Grande abraço, até a próxima.
Mateus Mazotti
                                      www.periodizando.blogspot.com
                          © Copyright 2013 – Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário